Se você está procurando por alternativas de revestimento para o piso da sua residência, precisa conhecer o cimento queimado. É uma alternativa de piso em cimento bastante popular, que fornece um acabamento agradável para a superfície de pisos, e acima de tudo é barato, por se valer apenas dos materiais de construção mais simples e baratos, o cimento e a areia.

Cimento queimado

Cimento queimado

O que é cimento queimado?

O cimento é, depois da madeira, provavelmente o material de construção om mais usos possíveis, desde a argamassa de assentamento, aos blocos de concreto. No que diz respeito a revestimentos, há uma gama de maneiras de se pensar um piso, e uma delas é o cimento queimado, que nada mais é  que uma forma de acabamento de pisos que leva apenas cimento. Apesar de o nome sugerir algum processo de combustão, nada deste gênero está relacionado: a “queima” do cimento não está relacionada a fogo, pois o termo provavelmente surgiu associado à perda, desperdício do cimento, que e polvilhado sobra a massa ainda molhada.

O piso de cimento queimado possui a aparência de um piso de cimentado alisado. De fato, a principal característica visual da superfície de cimento queimado é a sua lisura. Ele combina a aparência rústica da superfície de cimento/concreto com a elegância de um piso alisado.

piso cimento quimado

piso cimento queimado

Como fazer cimento queimado

Antes de tudo é necessário lembrar que para fazer o piso de cimento queimado, é necessário contratar profissionais experientes. Na verdade o piso de cimento queimado é extremamente simples de ser aplicado, porém são necessários alguns pequenos cuidados na hora da aplicação, que garantam o bom resultado final, e nessas horas, a experiência é essencial.

Os primeiros da aplicação do cimento queimado são os mesmos da simples aplicação do piso cimentado. Sobre a superfície do contra piso, se faz um chapisco – isto é, considerando que a superfície do contra piso seja regular e liso, caso seja irregular, o chapisco é desnecessário, pois serve apenas para aumentar a aderência à próxima camada de massa. Após isso, segue-se aplicando uma camada de argamassa de aproximadamente três centímetros. A argamassa é simples, feita apenas de cimento, areia e água, mas é importante que sejam postas juntas de dilatação no piso, de preferência a cada dois metros, pois estas evitarão fissuras e rachaduras no piso. As juntas podem ser plásticas, metálicas ou de madeira, o importante é a função estrutural que elas vão desempenhar ao piso, servido para área de escape para dilatações do piso no futuro – sejam elas por calor, umidade ou qualquer outro motivo. Ao aplicar a camada de argamassa, é fundamental garantir a lisura e o nivelamento do piso.

Cimento queimado colorido

Cimento queimado colorido

Até aí o processo é idêntico ao piso cimentado. De fato, se fosse parado por aqui, após a secagem, teríamos um piso de cimentado, porém agora que iniciaremos a queima do cimento. Enquanto a massa ainda estiver úmida, polvilha-se pó de cimento sobre a massa, cobrindo-se toda a superfície completamente. Esta que é a parte legal do cimento queimado, pois permite fazer algumas variações como a adição de colorantes no pó do cimento, como o pó xadrez, dando pigmentação ao cimento queimado final. Assim, podem ser feitas várias combinações de cores – cuidado apenas para escolher cores e combinações de bom gosto – ou pode-se optar simplesmente por manter o aspecto original do cimento, que também é bastante elegante. Após polvilhamento do cimento sobre a superfície da argamassa, começa o processo de desempenar o cimento, que deixará a superfície do cimento queimado lisa.


Vantagens do cimento queimado

  • Fácil lavagem- a superfície lisa e nivelada do cimento queimado o torna extremamente fácil para limpeza, bem para o escoamento de água.
  • Alta resistência – Além de ser forte, e extremamente resistente à exposição à luz solar, o piso de cimento queimado resiste bem à exposição à água. Além disso, o cimento queimado é muito resistente ao atrito.
  • O cimento queimado é versátil e pode ser aplicado em vários ambientes da casa, como salas de estar, varadas, cozinhas e corredores, em ambientes com os mais diferentes revestimentos nas paredes, como drywall ao reboco simples, afinal por ser um revestimento de piso versátil, pode ser colocado junto com qualquer outro elemento de revestimento.
  • O cimento queimado apresenta uma aparência rústica muito bonita, que lembra muito obras arquitetônicas que usam o concreto aparente. Além disso, o cimento queimado permite a aplicação de pigmentos para lhe dar cor. A queima do cimento permite que o cimento não fique com uma aparência uniforme, reforçando o aspecto róstico da peça.
  • A argamassa do cimento permite a adição de aditivos que dêm características especiais à argamassa, como o acelerador de pega – que acelera a cura do cimento queimado, aditivos impermeabilizantes,  retardadores de pega – reduzem a veloidade da cura da argamassa, permitindo a cura uniforme de extensas áreas de cimento queimado simultaneamente;
Cimento Queimado

Cimento Queimado

Desvantagens do cimento queimado

  • O piso de cimento queimado pode ser inadequado na aplicação de áreas da casa como quartos, já que o frio no inverno nesses ambientes pode ser penoso.
  • A lisura do piso pode ser um tanto quanto perigosa, principalmente se o pisoestiver molhado. Não é recomendada portanto a aplicação em casa de idosos, ou em áreas que fiquem permanentemente úmidas.
  • Também não é recomendado em superfícies de banheiros pelo evidente risco de tombos quando molhado bem os danos que pode sofrer devido à exposição prolongada de produtos como shampoos e sabonetes.
  • Comum aparecimento de trincas – O cimento queimado é bastante sucetível ao aparecimento de trinca, embora na maioria das vezes elas sejam quase imperceptíveis. Isso ocorre porque a polvilhamento de pó de cimento na superfície da argamassa reduz a relação agua-cimento da superfície do material em relação ao interior da argamassa, resultado em fissuras e trincas durante o processo de secagem do cimento queimado.

Cimento queimado branco

É possível conseguir que o cimento queimado atinja a coloração branca. Para este feito, porém, é necessário se substituir o cimento convencional – normalmente cimento CP4 – pelo cimento branco estrutural. É importante que seja cimento estrutural para que o cimento queimado mantenha-se resistente. Além disso, é necessário substituir a areia da massa por outro material – em geral se usa pó de mármore -  obtendo-se assim um resultado final bastante bonito.

Cimento queimado pronto

Como o ramo da construção civil está em constante crescimento em nosso país, é de se esperar que também que alternativas aos métodos de construção sempre apareça, como é o caso do cimento queimado pronto. Trata-se de uma mistura pré-pronta para aplicação direto sobre o contrapiso. A grande vantagem é que ela é uma massa já preparada,  necessita só uma camada de 3 a 5 milímetros sobre o contra-piso. Após a aplicação sobre o contra-piso, segue-se normalmente o processo de desempenar a superfície, do mesmo jeito que uma superfície de piso queimado convencional.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.3/5 (21 votes cast)

CIMENTO QUEIMADO – Revestimento de pisos, 4.3 out of 5 based on 21 ratings