O que é código de barras

Código de barras é uma tecnologia criada na década de 1980 para facilitar a identificação de produtos.  Cada produto possui um número único de código de barra que o identifica, e este não se repete em nenhum outro produto no mundo. A leitura de código de barras permite, por exemplo, que o caixa do supermercado identifique o preço de um produto em um instante. As barras são codificadas  de acordo com o código vigente em cada país.

código de barras padrão EAN 13

código de barras padrão EAN 13

Código de barras EAN 13

No Brasil e em Portugal, os sistemas vigentes são o código de barras EAN 13 e o Código de barras UPC. O sistema de código de barras EAN é composto por 13 dígitos, sendo que o último dígito é o chamado dígito de verificação, que é obtido através de uma complexa fórmula matemática envolvendo os outros números do código de barras. Os três primeiros números do código de barras se referem ao país de origem do produto. O Brasil é representado pelos dígitos 789, então cada código de barras que possuir esses dígitos em seu início, se refere a um produto nacional. Os próximos dígitos do código de barras identificam o fabricante do produto. O fabricante pode ser representado por quatro 5 ou seis números. Os números finais do código de barras – com exceção do dígito de verificação – identificam o produto em si.

Leitor de código de barras

O aparelho leitor de código de barras funciona como uma espécie de radar. Ele emite um sinal luminoso para o código de barras, e parte da luz é absorvida pelas barras, e parte é refletida de volta para um sensor óptico. Assim o aparelho consegue identificar os dígitos correspondentes, recria o número do produto, e o código de barras pode ser lido. O leitor de código de barras é especialmente usado em caixas de supermercado porque agiliza muito o processo de identificação dos produtos. Os leitores de códigos de barras nestes casos são ligados a um cadastro que possui todos os preços de todos os produtos à venda na loja, possibilitando assim a rápida identificação do produto.

leitor de código de barras

leitor de código de barras

Impressoras de códigos de barras

A grande maioria de dos produtos já vem com os códigos de barras impressos em suas embalagens, mas diversos outros não – sapatos, por exemplo – nestes casos são impressas etiquetas de códigos de barras que serão coladas nas caixas. Como cada tamanho de sapato é tecnicamente um modelo diferente, cada um deve levar um código de barras diferente. Acontece que é mais economicamente viável fazer muitas caixas iguais de um modelo de sapato, mesmo que os tamanhos dos calçados sejam diferentes. Por isso, se usa impressoras de códigos de barras, isto é, impressoras especializadas na impressão de etiquetas de códigos de barras.

Existem muitos modelos de impressoras de códigos de barras, mas na maioria das vezes elas seguem as seguintes especificações:

  • Imprimem através de termotranferência com ribbons, isto é, fitas que carregam o pigmento a ser impresso;
  • Imprimem etiquetas em rolos, já que este método agiliza o processo de impressão;
  • Necessitam de um programa específico para desenhar as etiquetas de códigos de barras;
impressora código de barras Datamax

impressora código de barras Datamax

impressora para código de barras

impressora para código de barras

Alguns das marcas famosas de impressoras de códigos de barras são as impressoras zebra, as impressoras Datamax e as impressoras de códigos de barras Bematech. Elas são específicas para a impressão de código de barras, e não imprimem folhas convencionais.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)

Código de barras – o que é e como funciona, 5.0 out of 5 based on 1 rating