O que é necessário para fazer o sabão artesanal?

Os ingredientes básicos necessários para se fazer sabão são óleo e Soda cáustica. A soda cáustica é a responsável por converter a gordura do óleo em glicerina, o material que copões o sabão. Na verdade, qualquer tipo de gordura pode ser usada para se fazer sabão, inclusive banha ou graxa. Porém quanto mais impura for a gordura, maior a formação de sebo durante o processo, e este sebo não se aproveita para se fazer o sabão.

Sabão artesanal feito em casa cortado em barras

Sabão artesanal feito em casa cortado em barras

Basicamente, a receita de como fazer sabão que ensinaremos vai levar soda cáustica líquida – cerca de meio litro – 2 litros  degordura vegetal, ou seja, o óleo de cozinha usado que sobrou na sua casa, 1,5 litro de água e álcool, cerca de 250ml.

Porque fazer sabão artesanal?

Fazer sabão artesanal é importante, pois você estará evitando o descarte de óleo no meio ambiente. Esta atitude é muito importante, já que cada litro de óleo de cozinha é capaz de contaminar dezenas de litros de água na natureza. Por isso, a natureza agradece cada gota de óleo que você evita de descartar na natureza fazendo sabão artesanal.

Receita de como fazer o sabão

Primeiro de tudo, escolha os recipientes que você vai usar como formas para fazer o sabão. As formas para o sabão podem ser potes de margarina usados, embalagens de tertapack, ou mesmo um balde ou uma lata, nesse caso você precisará cortar as barras do sabão artesanal depois.

Agora vamos explicar como é feito o sabão. Primeiro, despeje a soda em um balde ou bacia.Se você estiver usando soda em pó, adicione a água fervendo, mas de maneira nenhuma inale os vapores que a mistura vai solar, eles são altamente tóxicos. Após isso, adicione o óleo na mistura. É muito importante para fazer seu sabão caseiro que o óleo esteja coado, já que  as sujeiras  do óleo vão sujar  seu sabão, e ele não será apropriado para lavar suas roupas e louça por exemplo.

Sabão caseiro feito em casa

Sabão caseiro – mexa a mistura, mas cuidado para não aspirar o vapor

Em seguida mexa a mistura do sabão artesanal durante vários minutos. Lembre-se que esta mistura possui Soda Cáustica, então é importante usar luvas durante o processo para prevenir queimaduras químicas. Você pode usar um pedaço de pau ou mesmo um cabo de vassoura para mexer a mistura. Aos poucos ela se tornará homogênea, bastante pastosa, de coloração bege. Este é o ponto desejado para sua mistura de sabão artesanal. Agora, caso você já tenha separado os recipientes que vão abrigar o seu sabão durante a secagem, você já poderá despejar a mistura de sabão artesanal neles. Caso você queira, pode misturar alguma essência para tornar o sabão cheiroso depois de pronto.

Após despejar a mistura, espere secar seu sabão artesanal. Dependendo do tamanho dos recipientes, a secagem do sabão artesanal pode levar até 10 dias, porém se você realmente optar por recipientes menores, como potes e caixinhas tetrapack, a secagem do seu sabão artesanal deve ser bem mais rápida.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.7/5 (3 votes cast)

Como fazer sabão, 4.7 out of 5 based on 3 ratings