Quem nunca guardou potes de vidro em casa para guardar algo dentro depois? Pois é, os potes de vidro possuem mil e uma utilidades, podem servir desde enfeite para uma cozinha até um recipiente para fazer alimentos em conserva, por exemplo. Pois é, antigamente o pote de vidro era reaproveitado por não haver recipientes disponíveis em casa para guardar coisas, mas hoje ele pode ser usado até como peça de decoração de casa.

Potes de vidro para doce

Potes de vidro para doces podem compor a decoração de cozinhas e salas de jantar

O pote de vidro não é uma invenção recente. Já existem registros de frascos de vidro e outros recipientes de vidro desde 12.000 a.C., porém até a idade moderna, o vidro era um material de luxo. Na renascença, por exemplo, ter potes de vidro, taças, copos, ou qualquer outro recipiente em vidro era sinal de extrema riqueza de uma família. O vidro só se tornou um material mais popular no século 19, quando surgem os primeiros potes de conserva, em 1858, nos Estados Unidos.

Os potes de vidro também possuem diversas vantagens em relação aos potes de plástico, por exemplo. São muito mais vistosos e brilhosos, por isso se prestam mais a ser peças da decoração, por exemplo. Além disso, o vidro é um material 100% reciclável, uma vantagem importante frente aos potes plásticos, já que o plástico, apesar de reciclável, possui um ciclo limitado de reciclagem. Uma desvantagem, porém do frasco de vidro é o fato que são muito pouco resistentes a impactos e batidas, algo que pode ser um problema caso sejam freqüentemente manuseados, afinal, acidentes acontecem.

Potes de vidros para matimentos

Potes de vidro para mantimentos são ótimos recipientes para a cozinha

Outra finalidade comum dos potes de vidro é a fabricação de conservas caseiras. Para este tipo de uso, recomenda-se o uso de potes com tampa de metal, que são os mais adequados para se fazer conservas. Outro cuidado a se tomar é se assegurar que os potes estejam esterilizados. Para esterilizar potes de vidro, você precisará colocá-los dentro de uma panela cheia de água e esperar que ferva. Após alguns minutos de fervura, desligue o fogo, espere a água esfriar e retire os potes para que possam secar. Após secos poderão ser usados para conservas tranquilamente. Esse cuidado é essencial, já que a esterilização de frascos de vidro evita a proliferação de bactérias na conserva, que podem acabar azedando a conserva, estragando-a ou até causar algum mal à saúde.

Potes de vidro para conservas

Potes de vidro para conservas podem ser reaproveitados diversas vezes se esterilizados

 

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 3.6/5 (7 votes cast)

Potes de Vidro – onde comprar, preços, artesanato, 3.6 out of 5 based on 7 ratings